Entenda a diferença entre PONTOS e MILHAS

Uma dúvida muito comum entre os iniciantes no mundo das milhas. Alguns dizem ser tudo a mesma coisa e outros conseguem diferenciar os dois termos em vários pontos. A questão é que antes de acumular e usar, faz-se necessário aprender o básico: O que são Pontos e o que são Milhas?


Pontos e milhas não são sinônimos e a diferença entre eles pode ser explicada de maneira fácil. Basicamente, pontos são acumulados no cartão de crédito e em alguns programas de fidelidade, já as milhas são acumuladas por meio dos programas de milhagens das companhias aéreas, através da compra de passagens.


Utilização dos pontos e milhas

Os pontos podem ser trocados por produtos e serviços de fornecedores parceiros da operadora, mas nem sempre é vantajoso para o cliente fazer essa troca, seja porque o catálogo é limitado ou porque o cliente já tem um objetivo determinado com o acúmulo desses pontos.

Uma alternativa usada para ampliar as opções de uso dos pontos é a conversão em milhas através de programas de fidelidade das companhias aéreas - como o Smiles, da Gol. Para isso, é necessário que a operadora do cartão de crédito seja associada de um desses programas de fidelidade.

Após a conversão, o consumidor pode usar as milhas para a compra de passagens aéreas, serviços e produtos oferecidos no catálogo da companhia, além de poder vender as milhas e ganhar um dinheiro extra.


Conversão de pontos > milhas

Cada cartão de crédito vai ter sua especificidade e mesmo que as operadoras sejam parceiras do mesmo programa de fidelidade o valor da conversão de pontos para milhas pode variar. Por exemplo, os pontos acumulados nos cartões de crédito do Santander e do Nubank podem ser convertidos para milhas no Smiles, através de seus respectivos programas- Esfera e Rewards, mas a quantidade de milhas por ponto será diferente.


No Esfera, 1 ponto equivale a uma milha Smiles e no Rewards, 4 pontos equivalem a uma milha. Portanto, é bom ficar atento quando for fazer compras no cartão de crédito e verificar qual é mais vantajoso, até porque o valor investido para conseguir um ponto também varia de acordo com o cartão.


Anuidade dos Cartões de Crédito

Muitas pessoas pagam anuidade de seus cartões de crédito sem saber exatamente o porquê, mas a finalidade desse serviço é oferecer uma série de benefícios como acesso a salas vip, seguro de um carro alugado, acumulo de pontos e outros.


Os cartões zero anuidade chegaram para conquistar os clientes que buscam economizar a anuidade de seus cartões, mas em contrapartida não oferecem todos os benefícios que os outros cartões oferecem.


Portanto, vale a pena analisar antes de contratar ou cancelar um cartão com anuidade ou sem anuidade, de acordo com seus interesses.


Pontos viram Milhas, mas Milhas não viram Pontos


Quer aprender mais sobre milhas?

Acompanhe dicas rápidas e promoções pelo instagram @k_lestatic